sábado, 1 de setembro de 2007

Identificando a orquídea. Cymbidium


Bem, como já disse, não sou um expert no assunto, nem é meu intuíto falar de plantas raras que um colecionador conseguiu numa importadora, ou pior, "emprestou" da floresta tropical ou do cerrado. Ao contrário, o propósito aqui é exatamente mostrar os tipos mais comuns, aquela que o namorado dá de presente para a namorada, ou que a sua avó ganha no dia das mães (como disse lá atrás, foi assim que comecei a gostar da coisa).


Está na maior moda o Cymbidium. Note que ao falar de cymbidium (um gênero), estamos falando muitas vezes de híbridos destes com outras espécies ou sub-espécies, pois o comércio tem interesse em produzir plantas bonitas, resistentes e de rápida floração. Bem vagando pela Web você vai descobrir que ele é uma planta de origem asiática, de regiões onde a temperatura tem uma razoável variabilidade, ou seja, caem a noite. Isso faz com que muita gente não consiga reproduzir essa condição (se o clima não chega em 12C ela não floresce) e tenha uma orquidea sem flores. Truque: Regue a planta, e depois coloque no vaso pedras de gelo, no começo da noite. Isso fará a temperatura da terra diminuir e ajudará a florescer. Cuidado para não colocar o gelo em contato direto com as folhas ou os bulbos, pois isso pode queimá-las.
Bem, esse gênero pode e deve ser cultivado em vasos, pois não fixa-se em árvores, sendo uma planta terrestre... Isso significa que ela pode até mesmo ser plantada diretamente no solo. Ainda assim é importante a presença de brita ou argila expandida para que a drenagem ocorra. É uma das plantas que vão melhor em vasos de todos os tipos, mesmo os de plástico, pois as raizes não precisam de tanto contato com o ar como as Catleyas ou outras. Ainda assim, raizes em contato com a água apodrecem.
Além disso, o Cymbidium não é chegado em luz solar direta, mas precisa de muita luz, vaso dentro de casa, só já com as flores, ou se a temperatura cair a ponto de uma geada. Coloque o vaso num local de algum sol pela manhã ou no fim da tarde, se as folhas começarem a amarelar, tem sol demais, se ficarem verde escuras, de menos...


Conheça também:

27 comentários:

Anônimo disse...

que legal, consegui identificar que planta é essa que os antigos donos do apto deixaram aqui... vou seguir suas dicas, tomara que floresça, obrigada!

Anônimo disse...

Quase esqueci de dizer, que neste caso, após a floração, não há problema em cortar a aste. ( NÂO CORTE A ASTE DAS PHALEOPOLIS)

odette disse...

comprei um exemplar dessa

orquidea de presente de

niver para minha

norinha...

ela adora orquideas e

agora, eu fazendo a

pesquisa, tenho certeza

fiz uma boa compra.

Ela, minha norinha,

merece!

Carlos disse...

Oi Odete,

E o pessoal fica por ai falando mal das sogras... seu caso mostra o tamanho da injustiça.

zeber disse...

Carlos, poderia me dar uma dica?? Ganhei uma cymbidium e ela não floresce. Quero dizer, cresce a haste com os botões e quando penso que vai florir, começa a secar. Interessante, é que a haste começa a secar da raiz até chegar nos botoes. Vc tem alguma idéia do que posso fazer para vê-la florida??? Obrigado

Anônimo disse...

Olá... sou um típico caso citado no seu post: ganhei a planta do meu marido e não tinha a mínima idéia de como tratá-la. Baseada em pesquisas consegui trocá-la de vaso, cortar as raízes, achar um lugar adequado (com luz, porém nao direta)... mas ainda há dúvidas: quando aguar??? Diariamente?? Tenho medo de apodrecer as raízes... mas as vezes acho que está faltando água. E minha segunda dúvida é sobre adubo... pois cada site diz uma coisa, não sei a certo qdo adubar, de qto em qto tempo e qual o adubo ideal.
Se puder me ajudar com dicas, agradeço muito.
Abraços.

Carlos disse...

Tentando ajudar:
Zeber, isso tem cara de doença ou falta de agua. Isole a planta das outras e faça uma inspeção procurando por conchonilas nas raízes.
Se não for isso, também não sei.
---
Adubação:

A adubação da Cymbidium não é um mistério. Entretanto não dá para fornecer uma regra geral porque as plantas não estão nas mesmas condições. Se plantada na terra (pleonasmo?) precisa de bem menos adubação, do que se plantada em um vaso onde há apenas brita. A brita retem menos adubo que o xaxim ou o substrato de orquidea.

Mas em resumo, a adubação serve para repor os nutrientes do solo que vão embora quando regamos as plantas... Se você rega com frequência, uma planta colocada em brita ou cinsasita use também adubação frequente de adubos químicos( a cada 15 dias é o que se recomenda em média).

Uma planta na terra precisa apenas de adubo organico, uma vez por ano.

O cuidado a ser tomado é com o excesso de adubo químico. Se usar muito, pode queimar as raízes. Se usar concentrado num ponto, idem.

Carlos disse...

Atenção:
Se usar muito nitrogênio na adubação organica, a planta vai crescer mais, mas florir menos.

Daila disse...

Oi Carlos, não sei se você poderá me ajudar. Eu ganhei um exemplar dessa flor e não sei a quantidade de água que coloca nela e de quanto em quanto tempo. Ela fica em cima da minha mesa e só recebe claridade e o máximo de calor que ela recebe é no fim da tarde, mesmo assim pela claridade do vidro. Isso pode prejudicá-la, já que ela é uma planta do frio?

Carlos disse...

Daila, dentro de casa a planta pode até ficar bonita, mas não vai florir...

Daila disse...

Oi Carlos,
eu me considero uma assassina de plantas, já que todas que ganhei até hoje morreram por minha culpa. Não gostaria que acontecesse o mesmo com a minha orquídea. Bom, tive que viajar e ela ficou exposta a muito calor, quando voltei ela já não tinha mais nenhuma flor. Eu não faço idéia de como cuidar dela. Preciso podar o caule onde tinha flores? Estou regando uma vez por semana com um copo de água, isso já é o suficiente? Preciso colocar algum tipo de adubo? Ela precisa receber sol? Em qual horário é melhor?
Desculpa por fazer tantas perguntas, mas é que você é a única pessoa que acredito que pode me ajudar. Não quero que ela morra...
Obrigada.

Carlos disse...

Daila,

"quando voltei ela já não tinha mais nenhuma flor" - Isso pode ser o processo natural da planta e não calor ou falta dagua.. afinal, a unica planta que não perde as flores é a de plástico.

Pode colocar um pouco de adubo, hoje em dia vende até no pão de açucar... adubo de mais é pior do que de menos.

Pode regar mais do que um copo por semana se o vaso for de barro, mas não deixe acumular agua naquele pratinho que fica embaixo. (as raizes apodrecem).

Ela precisa de LUZ, e para florir, de Frio.. o Cymbidium pode ficar no sol, exceto aquele das 11 às 14h mas apartir das 15, sem problemas.. (é até bom).. .

Escolha um lugar e deixe ela lá... orquideas nõ gostam de passear.

David disse...

Dei uma Orquidea desta pra minha esposa já que era um momento especial o nascimento de nossa filha Sara
gostei das sua dicas e vou comprar mais algumas especies de orquidias são lindas muito obrigado pelas dicas.

Anônimo disse...

Tenho duas orquídeas cymbidium,uma amarela e a outra rosada.De uma semana pra cá,percebi q a amarela estava meio caidinha e q haviam algumas formigas atrás das flores,enquanto as rosadas q não haviam formigas nenhuma estavam lindas...Como acabo com essas formigas?É algum tipo de praga?Desde já, obrigada!

Carlos disse...

Formigas a princípio não são um problema (exceto as que cortam as folhas), mas você pode estar sofrendo de infecção com conchonilas, que atraem as formigas (as vezes as formigas trazem as conchonilas). Um inseticida para plantas pode resolver facilmente as formigas.

Anônimo disse...

Olá Carlos meu nome é Daniela, sou uma apaixonada por orquideas, tenho varios exemplares de varias espécies inclusive a Cymbidium, gostaria de saber como identificar as cochonilhas, na verdade como elas são, estou preocupada por que minhas orquideas sempre foram saudaveis e de repente uma morreu em poucos dias não consegui fazer nada para salva-la, e tenho outra indo para o mesmo caminho e eu não sei se pode ser a tal da cochonilha por não saber como ela é, e o que fazer, será que vc pode me ajudar? Obrigada

Carlos disse...

Daniela, conchonila são pequenos insetos que atacam muitas plantas. Dificilmente elas vão matar uma planta sem que você as veja.

Tem uma imagem aqui..
infoagro.cothn.pt/portal/index.php?id=2009

Abs,

Anônimo disse...

Olá Carlos! Meu nome é Sandra, moro em João Pessoa - PB em apartamento. Ganhei duas Cymbidiums - uma amarela : com duas hastes florais; uma branca com rosa: com 1 haste floral e outra cheia de botões.
O clima aqui, no momento, está mais ameno. Tenho uma varanda onde pega sol direto apenas na metade, tendo em vista q em frente à varanda do meu ap há duas árvores frondosas que sombreiam minha varanda. Tb tem ótima ventilação (brisa amena, principalmente à noite).
1)Gostaria de saber onde devo colocar minhas Cymbidiums? Deixo na varanda, na parte onde não pega sol direto e o clima é mais ameno?
2)Como faço para estimular que a haste com botões abram? posso fazer alguma coisa?
3)À noite, após regar, devo colocar pedrinhas de gelo para tentar diminuir a temperatura no vaso?
4) Deve usar algum tipo de adubo nesse período, mesmo com flores? Qual? Devo pulverizar folhas, bulbos e substrato? Como faço?
Desde já agradeço pelos esclarecimentos!
Sandra Pinheiro.

Anônimo disse...

Boa noite carlos ,sou Marcio duarte,aqui de CERQUEIRA CESAR ,SP TENHO 9 VASOS DE CYMBIDIUM,MAS COMPREI TODAS SEM FLORES,JA FAZ 8 MESES E AINDA NÃO FLORIU,SIGO CORRETAMENTE todas as dicas que encontro na nt,elas toma sol pela manha e tarde sombra ,estou passando adubo NPK a cada 20dias é muito ,porque as folhas estão grandes bonitas,e não tem flores...

Carlos disse...

Olá Marcio,
8 meses é pouco tempo para avaliar, pois essas flores em geral aparecem uma vez ao ano, no inverno (como disse acima, isso acontece quando a temperatura cai). E se você transferiu as plantas de vaso, pode levar mais de um ano para elas se recuperarem.

Deixe elas quietas um tempinho, as vezes isso resolve.

graziela disse...

Por favor me ajude comprei a um mes uma phalaenopsis com flor,agora duas de suas folhas estao amarelas as mais perto do substrato,ela fica em uma janela que nao recebe luz do sol mas muita claridade!suas outras folhas estao normal e ela soltou uma ramificaçao na haste.oq devo fazer e normal ou ela esta doente?????

madalena disse...

olá sou apaixonada por orquideas e tenho duas cimbidium acontece que estao ficando com uma doença preta nas folhas e esta chegando a batata esta esta a apodrecer o que fazer me ajudem pois eu adoro elas muito obrigada

Anônimo disse...

Oi! Tenho uma cymbidium e não quer dar flor!!! gostaria de saber qual o substrato ideal pra ela?? pode ser aquele substrato pra orquídeas??

Claudia Fernandes disse...

Olá,ganhei a cymbidium do meu marido,ela veio em vaso de plastico e um de madeira pra enfeitar,devo muda-la de vaso?ela está com flores e botões,o q faço?

elizete disse...

gostaria de saber se colocar gelo na cimbidium qdo esta florida ou antes dela florir.ou isso é um procedimento normal, indepedente do seu estado.moro numa regiao quente.
elizete de Teofilo otoni {MG}

priscila disse...

comprei uma ja tem 1 ano nunca floreceu o que falta para ela florecer aqui em rio verde goias sera muito quente para a especie?

Anônimo disse...

alguem pode me responder se quando a orquidea phalaenopsis quando estaflorida
se continua com a adubação normal?