terça-feira, 16 de setembro de 2008

DOENÇAS QUE ATACAM AS ORQUIDEAS

PRINCIPAIS DOENÇAS EM ORQUÍDEAS

MANCHA-AQUOSA OU MANCHA-MARROM Caracteristicas: Bactéria encontrada geralmente nas falaenópsis (atacando toda a planta) e nas catléias (somente em folhas velhas). A disseminação é feita por insetos, água de irrigação ou de chuva.Sintomas: Formação de lesões esbranquiçadas e úmidas que tornam-se escuras.Como combater: remova as partes atingidas, isole a planta e reduza a quantidade de água. Existem bactericidas disponíveis em lojas agrícolas.

PODRIDÃO-MOLE Características: Ocorre em plantas com folhas não-eretas (como as das vandas, falaenópsis, vanilas, arachinis, paphopediluns, phalus e dendróbios) que popriciam o acúmulo de água. Dissemina-se por insetos, água de irrigação ou chuva Sistomas: odor fétido e lesões nas folhas e pseudobulbos (lembra uma banana madura)Como combater: Remova as partes atingidas, isole a planta e reduza a quantidade de água. Existem bactericidas disponíveis em lojas agrícolas.

PODRIDÃO NEGRA Características: é causada por um funco branco altamente agressivo, que surge em períodos de muita umidade e penetra pela raiz ou pelo colo da planta. Disseminada pela água de irrigação ou da chuva, por substratos e vasos contaminados.Sintomas: A planta fica tombada e com manchas negras, que progridem da raiz para as folhas. Com a evolução da doenças, os órgãos atacados apodrecem. Em casos extremos, pode ocorrer a morte da planta.Como combater: Use fungicidas sistêmicos, comercializados em lojas agrícolas e específicos para essa doença.

ANTRACNOSE Características: é um fungo encontrado com frequencia em climas tropicais e subtropicais. Seu desenvolvimento é favorecido por umidade elevada e temperaturas entre 10oC e 20oC.Sintomas: Descoloração da folha e lesões com centro marrom.Como combater: Borrifar fungicida à base de sufato de cobre nas partes afetas da planta. Esse produto é vendido em gardens centers, supermercados e orquidários profissionais.

FERRUGEM Características: O ataque desse fungo é propiciado por alta umidade e temperaturas amenas.São disseminadas pelo vento e por respingos de água.Sintomas: Ocorrem apenas nas folhas, quase que exclusivamente na face inferior onde, inicialmente, surgem pequenas lesões amarelo-laranja ou marrom-avermelhada, que podem enegrecer.Como combater: borrifar fungicida à base de sulfato de cobre nas partes afetadas da planta. Esse produto é vendido em gardens centers, supermercados e orquidários profissionais (envelopinhos iguais aos de sementes de salsinha, erva doce, etc.)

MANCHAS FOLIARES Características: além de diminuir o desenvolvimento, as manchas deixam a planta feia e diminuem a qualidade para a comercialização.Sintomas: Manchas castanho-escuras circulares ou ovaladas nas folhas, com bordas bem definidas e centro pardo-claro.Como combater: Remova as partes atingidas, isole a planta e reduza a quantidade de água. Existem fungicidas especificos para essa doença disponíveis em lojas agrícolas.

MOFO CINZENTO Características: é favorecido por condições de alta umidade, baixa ventilação e temperaturas amenas (16oC a 18oC). Disseminado pelo vento, ataca pétalas, sépalas e labelo das flores, principalmente as mais velhas.Sintomas: Pequenas manchas circulares nas flores. Com a evolução da doença, surge também uma massa cinza parecida com pó. Flores severamente atacadas murcham e caem.Como combater: Remova as partes atingidas, isole a planta e reduza a quantidade de água. Existem fungicidas especificos para essa doença disponíveis em lojas agrícolas.

MURCHA OU PODRIDÃO DE RAIZ E PSEUDOBULBO Características: Moléstia vascular que infecta as plantas pelas raízes ou por ferimentos nos rizomas, produzidos durante o processo de propagação.Sintomas: Coloração escura dos rizomas e círculos roxo-escuros no interior dos rizomas. A planta pode sofrer redução continua no desenvolvimento ou até morrer em cerca de 30 dias.Como combater: Remova as partes atingidas, isole a planta e reduza a quantidade de água. Depois aplique fungicidadas especificos para essa doença vendidos em lojas agrícolas.

PERCEVEJO DAS ORQUÍDEAS Características: Medem cerca de 5mm de comprimento, têm cor alaranjada e assas anteriores azuis-escuras, com bordas externas alaranjadas.Sintomas: faz furos que podem deformar as plantas e gerar manchas esbranquiçadas. Costuma atacar catléias, laélias e encíclias.Como combater: Pulverize a planta com inseticidas que tenha como principio ativo fosforados e clorofosforados, como o SBP Casa & Jardim.
Fonte: Revista Natureza 2005

25 comentários:

Anônimo disse...

amei! as dicas de orquidea,principalmente sobre as doenças.
obrigado pelas informaçao
eclizia bjs!

Anônimo disse...

amei! tudo que encontrei sobre orquidea, tirei minhas duvidas.

obrigado: eclizia

Leo Dutra disse...

Excelente dicas.

javise disse...

De Portugal envio os meus parabens pelo artigo.

Anônimo disse...

Gostei muito das dicas,mas estou com problemas com minhas orquideas estão morendo . Poderia me ajudar?AS DENDROBIUS estão morendo de baixo p/cima,e sem raizes,os brotos ficam fracos e morrem.As cattleyas,vão ficando com as folhas murchas e definhando até morrer.E ultimamente não estão florindo.Des de já conto com sua ajuda.Obrigada Divina Goiânia Go

Salomão disse...

Realmente não sei o que se passa, você pode tentar mais informações nas comunidades do orkut sobre orquídeas, há várias dicas por lá. E ainda é possível enviar uma foto com a orquidea.

Abs.

silvana disse...

ola, as dicas são 10. tenho uma miltonia beallara que esta com ferrugem e gostaria de saber a proporção de sulfato de cobre/agua.
Grata

SuzanaD disse...

Minhas poucas orquídeas ficam com as folhas ressecadas e estriadas, sem viço e demoram uma eternidade para lançar uma folha nova, quando não escurecem e morrem.
Já usei uma série de produtos que me foram recomendados e não houve melhora, Parece que tudo começou qdo comprei um exemplar de Catléia.
Alguém pode me ajudar?

Anônimo disse...

Reflexão altamente neste espaço, assuntos deste modo realção a quem aparecer neste blogue !!!
Faz mair quantidade deste web site, a todos os teus cybernautas.

RomeriaMG disse...

Gostei das suas dicas.Acho que estou molhando muito minhas orquideas!

Anônimo disse...

Sou Aldo de canoas, agradeço pelas esplicaçoes sobre ferrugem nas plantas mesmo assim se possível ainda quero saber se tou regando serto eu faço isso uma vez por semana. abraço

Luciana Da Gama disse...

Gostei muito das dicas. Obrigadíssimo! Abraço,

Elnira Landskron disse...

Estoou começando a cultivar orquídeas e uma phaleolopis apareceu com uma folha parecendo que estava molhada,transparente, da ponta para o centro. Cortei a parte afetada mas apareceu em outras, no centro da planta. Por favor, o que devo fazer?

Anônimo disse...

gostei das orientacoes que me foram dadas com relacao a orquideas pois uma das minhas estava com manchas marron.grato

Anônimo disse...

minha orquídea está ficando com as folhas manchadas de marrom,depois elas ficam amareladas e caem,o que devo fazer?

Anônimo disse...

obrigada. voc~e me ajudou muito.

Sonia Regina disse...

Tenho várias orquideas e duas delas estão ficando com manchas brancas grandes, cortei as folhas e as separei das outras, mas não sei o que é e nem o que fazer para resolver o problemas. Por favor me ajude

Jandycondora@yahoo.com.br disse...

Minhas fallenopisi ficam com as folhas grossas e manchadas de brancas ,qual o remedio que devo usar

Jandycondora@yahoo.com.br disse...

Como faço pra que as folhas fiquem hidratadas

Anônimo disse...

Muito obrigada pela ajuda vou tentar as vossas dicas. Bem hajam -- Portugal

Jucilene disse...

Minha orquidea está com as folhas cim pintinhas amarelas, comecei a pesquisar e descobrir que os percevejos-de-orquideas as deixam assim. Mas tô em dúvida quanto ao tratamento pois não encontrei o percevejo.

Salomão disse...

Ou Juciene, chá de fumo resolve.

Anônimo disse...

O que é um líquido viscoso que se espalha pela haste da orquídea como pequenas gotinhas?

Anônimo disse...

Minha cymbidio está com folhas pretas até os brotos já estão vindo com manchas pretas o quê tenho que fazer

María Izolda disse...

Gostei muito, no entanto se tivesse foto seria excelente, porque diante de tanta informação, acabei por identificar quase todas más minhas orquídeas.