quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Como fazer a orquidea dar flores?

Comecei a cinco anos a me interessar por orquídeas. A maioria das que possuo, ganhei dos meus avós, pois meu avô era médico, gostava de flores, e recebia diversas orquídeas nos aniversários. Enfrentei duas grandes dificuldades com as orquídeas, e resolvi fazer esse post simples, falando daquelas flores que costumamos receber de presente, mas que raramente conseguimos fazer florir.

A primeira dificuldade foi fácil de contornar... eu matava as orquídeas afogadas. O fato é que as orquídeas não gostam de água, ao menos não como costumamos imaginar, e molhá-las todos os dias, até mais que uma vez, só não é pior do que deixar um prato em baixo do vaso com agua parada. Aprendi rápido que é melhor vaso de barro, pois seca rápido, e sem pratinho. Em resumo: Você pode molhar bastante sua orquídea, contanto que as raízes dela sequem ao menos duas vezes por semana. É fácil entender... as orquídeas fixam-se em árvores (nem todas, por exemplo a Orquídea Phalaenopsis é terrestre), e nestes ambientes, para o qual estão adaptadas, a pouco chance das raízes ficaram constantemente úmidas. Imite esse ambiente, e se elas não florirem, ao menos não vão morrer. Para contornar esse problema as soluções simples são:

1 - Tire esse pratinho debaixo do vaso (orquídea não dorme de pé molhado).
2 - Troque os vasos em que elas vieram, normalmente de plástico, por um vaso de barro. A tal fibra de coco, que o pessoal usa em lugar do Xaxim, não é tão boa, pois retém muita agua.
3 - As maioria das orquídeas não gostam de sol direto, mas precisam de muita luz. Em lugares de muito vento os vasos vão secar mais rápido. O que não é necessariamente ruim.
4 - Seja um "pai" mais displicente, ou seja, molhe-a apenas uma ou duas vezes por semana. Claro que se você vive em Brasilia e a humidade do ar está baixíssima, esse número tem que aumentar. Mas o truque é simples, olhe as raízes na superfície do vaso... se elas ainda não estão brancas, não molhe a planta.
5 - Faça a rega às 16h de preferência. Ok, se você tem o desagradável hábito de trabalhar, isso não é possível.
6 - Se quer saber mais sobre isso, dum ponto de vista mais técnico, visite:
http://mvlocatelli.blogspot.com/2007/05/regas-em-orqudeas.html


Nestes anos, descobri em pesquisas em livros, e também na prática, como fazer essa sua orquídea dar flores. Vamos lá:
1 - Use NPK
2 - Saiba qual é sua orquídea, cada tipo tem uma exigência diferente para florir.
3 - ...continua

68 comentários:

Marcus V. Locatelli disse...

cuidado cara! vc tem todo um perfil de maluco, a começar pelo gosto por orquídeas, rsrsrs.
interessante seu blog, passe no meu depois
abraços

Anônimo disse...

G9ostei muito de acessado esse site, porque me deu algumas dicas importantes sobre orquídeas, já que sou iniciante foi muito importante, tenho dificuldades sobre regas porque nesse período na minha cidade ( Vila Velha-ES) é muito quente de 26 a 35 gráus, daí a minha dificuldade sobre regas, gostaria de algumas dicas se possível.
Atenciosamente.

Unknown disse...

Adorei as dicas sobre as orquideas pois tenho augumas que cultivo gosto muito quando elas fican floridas ficarei sempre averiguando estas dicas.

Anônimo disse...

Olá estou começando a me interesar por orquideas, quais as espécies mais faceis de lidar?

Anônimo disse...

Parabéns, vc é um dos poucos que ainda tem sensibilidade neste país. Gostei das dicas e com certeza vou passar para alguns amigos.

Anônimo disse...

acho muito legal o homen curtir plantas ,pois isso e sinal de bom gosto,e de sensibilidade.o meu marido começou a gostar atraves de mim,ficou ate mais amavel e romantico. e a natureza e linda pois foi deus quem criou. amei esse site.

Anônimo disse...

marialice,ola gostei das dicas eu tbem sou iniciante,estou tendo dificuldades pois minhas orquideas estão ,apodrecendo porque ficam na chuva,tenho um sobrite mas as catleias que forão replantadas estão apodrecendo como devo faser?

Anônimo disse...

marialice,ola gostei das dicas eu tbem sou iniciante,estou tendo dificuldades pois minhas orquideas estão ,apodrecendo porque ficam na chuva,tenho um sobrite mas as catleias que forão replantadas estão apodrecendo como devo faser?

Salomão disse...

Marialice, você pode tirar as orquideas da chuva e deixar os vasos secando uns dias (3 ou 4)?

Se não for possível, ao menos pare de regar nesses dias de verão. As chuvas de verão podem ser excessivas para as plantas, mas dificilmente vão matá-las.

Silvana Poletto disse...

Parabens pelo blog, adorei, pois tambem tenho varias orquideas, mas sei muito pouco sobre cada uma delas, e aqui no seu blog ja descobri varias coisas.
vou continuar acompanhando suas postagens
abraço
silvana poletto

augusto.gallera@gmail.com. disse...

tenho observado a tempos o comportamento das orquideas que tenho no quintal, e percebi, que os vasos devem tem em seu fundo alguns pedaços de ceramica e o sub-extrato, deve ser solto e não encharcado.
as orquideas precisam do sub-exetrato somente para manter a umidade de suas raizes, ela se prende nos retalhos de ceramica para sua sutentação, como o fazem nos troncos das arvores.
observei que as raizes preferem a ceramica do que o sub-extrato.
na falt de xaxim estou utilizando retalhos de casca de pinus dilacerado.

Anônimo disse...

Amigo valeu pelas dicas se vc não me diz isso eu ia matar mais umas 500 plantas.....rsrsrs e alem d tudo minh sogrinha amou as plantinhas dela dando flores agora .........

wilma disse...

adorei desse site eu adoro orquideas mas sempre que compro acabam morrendo eu acho mque e´muita agua eu tenho na arvore como faço para plantar em vaso? abraços

Mauricio disse...

Olá, estou tomando gosto pelas orquideas, ganhei alguns vasos, gostaria de saber sobre as raizes que ficam expostas se é normal para fora , do vaso, e se xaxim eh bom para plantar , alem dos vasos de barro,e conhecer especies mais simples para começar. abs

Salomão disse...

Mauricio, depois faço um texto maior.. mas em resumo:

- Raiz para fora do vaso é super normal, algumas espécies inclusive vivem praticamente no ar (veja fotos de wandas por exemplo).

- Xaxim é bom, mas é ecologicamente incorreto, pois está em extinção.

- Fibra de coco não é xaxim, e eu acho melhor vaso de barro.

Abs,

Unknown disse...

Adorei seu blog, principalmente as dicas sobre a Coelogyne Cristata, tenho umas mudas que eram de um vaso da minha vó que passaram para o meu pai e ele resolveu fazer 3 vasos para passar a herança para as filhas, mas estou com muitas dificuldade de fazer elas irem para frente, moro numa região muito quente e elas estão em vaso de fibra de coco, será que é esse o problema?

Salomão disse...

Ana, eu acho vaso de fibra de coco uma droga, pois retém muita umidade.. A Coelogyne Cristata as vezes sofre muito com o replante, e não gosta de passear por ai.. escolha um lugar no orquidário, ou no jardim, com muita luz, algum sol, mas não muito e deixe lá.. esqueça que ela vai.. lembre de molhar de vez em quando.

Abs.

Anônimo disse...

minhas orquidias estão com as folhas manchadas de amarelo oque faso para melhorar sua aparencia

dona disse...

Senhores orquidófilos. Cultivar estas plantas ainda é uma grande terapia, além de rendoso.
Para cultivo podemos utilizar vazos de barro e de plástico.
Preencher até metade com cacos de tijolos furados (pedaço de até 03 centímetros) e completar com pedaços de casca de coco tratada.
Para tirar o amarelo das folhas poderá usar o Biofert foliar ou o adubo 20x20x20 pulverizando de 10 em 10 dias conforme orientação da embalagem. Ha! descobrí uma grande aliada para as orquídeas ficarem viçosas e soltar brotação abundante: em cada 10 litros de água dissolva um copo americano de açúcar e verá o resultado.
Tenho 2.800 espécies, vão encarar?

Unknown disse...

TENHO ALGUMAS OQUIDIAS,POREN ELAS NAO ESTAO QUERENDO FRLORI O QUE DEVO FAZER

Anônimo disse...

Minhas orquideas estão com as folhas murchas e moles algumas estão com plantas novas, porém não querem dar flores.O que fazer?

infancia disse...

as minhas orquideas deixaram de dar flor ,mas nao sei se devo cortar a tija dela ou se deixe ficar.,uns dizem para deixar pois e assim que veem plantas novas ,outros dizem para cortar ,que faco??por favor me ajudem obrigada

Creuza maria Queiroz Pereira disse...

Sou Creuza moro em Mato Grosso do Sul e amo orquideas.

As minhas orquideas estão soltando o botao de flor mais nao esta abrindo, como dizem por aqui, estão abortando.
Vc poderia me ajudar a resolver esse problema? Ou pelo menos me dar umas dicas do que devo fazer.

Anônimo disse...

tenho umas quantas orquideas de interior estão a ficar com as folhas murchas o que fazer

Salomão disse...

Muitos dos pedidos aqui são sobre doenças de orquídeas, aparentemente fungos. Tem um post sobre isso aqui no blog.

Quanto as flores que viram plantas novas (brotos), o nome disso é keiki e sim, você deve colocá-las em vasos novos.

Luiz Fellipe disse...

muito bom mesmo!
mas tenho uma pergunta.
minhas orquídeas estão em vasos de plástico e você citou que o melhor seria de barro a muita diferença no resultado da planta?

obrigado!!!

Anônimo disse...

muito bom!
mas tenho uma pergunta.
minhas orquideas estão em vasos de plástico e você citou que de barro é melhor.Há muita diferença no resultado das plantas?


obrigado!!!

luiz disse...

muito bom mesmo!
mas tenho uma pergunta.
minhas orquídeas estão em vasos de plástico e você citou que o melhor seria de barro a muita diferença no resultado da planta?

obrigado!!!

Salomão disse...

Luiz, o vaso de Barro "respira melhor", ou seja, seca mais rápido e permite que o ar entre com mais facilidade. Como muitas orquídeas retiraram parte do que precisam pelas raízes do ar, se o contato aumenta, o resultado é melhor. Por outro lado, praticamente todas as produções comerciais de orquídeas usam vasos de plástico com excelentes resultados, há apenas uma necessidade maior de controle nos procedimentos (cuidado para regar na quantidade certa e na hora certa, mais cuidado com adubação).

Elizabeth Tudesco disse...

BOa tarde,adorei suas orientações.Sou médica e por receber muitas orquideas passei a amá-las pela sua beleza e dignidade quando florescem.Acabei tendo de levá-las aos poucos para minha casa de praia e não consigo que meu caseiro não deixe de molha-las.Fiz com sombrit e com a ajuda de uma alamanda amarela um local sombreado e bem ventilado.Coloquei algumas em vasos de barro e outras permanecem em xaxins muito antigos que eram de uma parenta.Mandarei algumas fotos para ver que elas estão se adaptando ao clima da praia mesmo com umidade bastante.Parabéns por ser uma preservadora destas especimes tão lindas,
Beth Tudesco

Anônimo disse...

ola,... gostei do site..gostaria de saber como faço pra minha muda de orquidea ir pra frente..ela não esta dando sinal que esta crescendo.. obrigada

miriam disse...

oi sou
miri... eu tenho um jardim em ksa alias muito lindo , tenho varias orquideas nos troncos das arvores + atè agora nao deram flores oq devo fazer!!

Anônimo disse...

Que produto eu uso na orquídea?? pq elas estão com um pó branco em baixo da folha (tipo pulgão)e qe devo usar para a orquídea produzir flores pois já estão velhas e aind n produziram flores.

leurybelo disse...

gostei muito principalmente pra e meu marido depois que recebemos a noticia que meu neto esta com leucemia passamos a dedicar um tempo pra cuidar de orquideas
e foi maravilhoso melhoramos muito é uma terapia maravilhosa,mais somos principiantes e aqui é muito quente não sabemos como fazer direito . agradeço.

Anônimo disse...

gostei muito principalmente pra e meu marido depois que recebemos a noticia que meu neto esta com leucemia passamos a dedicar um tempo pra cuidar de orquideas
e foi maravilhoso melhoramos muito é uma terapia maravilhosa,mais somos principiantes e aqui é muito quente não sabemos como fazer direito . agradeço.

Anônimo disse...

jb gostei muito tenho mais de cem especies e vareas estao em vasos de plastico e vou mudalas emdeatamet obrigado

Nicast disse...

no meu niver passado ganhei uma, a coitadinha sobreviveu à duras penas.

já faz um ano e não floriu novamente,com sua ajuda, espero chegar lá.
abço.

beninca disse...

legal seu site,será que você pode me ajudar ou alguém que estiver participando,tenho duas orquídeas em tronco seco em apartamento,na minha cidade venho observando uma planta tipo ERA(UMA TREPADEIRA COMUM EM MUROS DE JARDINS)em algumas árvores de rua,porem suas raízes fixadas na própria árvore sem raízes na terra,seria um tipo de orquídea?você sabe o nome dela? obrigado

Anônimo disse...

parabens,ja gostei de vc,,nem todo homem assume que gosta de flores,,,adoro orquideas,porem tenho poucas

Anônimo disse...

parabens,ja gostei de vc,,nem todo homem assume que gosta de flores,,,adoro orquideas,porem tenho poucas

Salomão disse...

Benica, desculpe a demora em comentar, mas fica difícil descobrir o que é só com essa descrição.

Anônimo disse...

Bom Dia!
Adorei o o blog, sou iniciante no cultivo das orquideas, comprei umas mudas de phalaenopsis com 03 anos, gostaria de saber a partir de qtos anos elas começam á florir??

Anônimo disse...

Amigão, tenho uma vasta experiencia no cultivo , é o seguinte temperatura, umidade, intensidade de luz, necessidade hidrica da planta e adubação.

NPK é basico.

Complementar com outras combinações de nutriente é fundamental para uma floração de qualidade.
Boa combinação de nutrientes é a chave para a floração. Pesquise no site da embrapa, esalq etc, sobre adubação vegetal. leia sobre ambiente natural da especie que deseja cultivar, ou seja PESQUISE muito sobre anatomia e morfologia vegetal e va encaixando as incógnitas. No inicio parece impossivel mas no final vai valer a pena. cultivo 10 mil matriz e Umas 20 mil filhas.

Qualquer problema podemos chegar juntos em uma solução .

agroaugusto@hotmail.com

Salomão disse...

Olá Augusto,
Certamente esse post está só no básico. A proposta aqui é para "ressuscitar" orquídeas que ganhamos e não conseguímos mais fazer florir..., cultivo de amador...
Se a pessoa vai fazer cultivo profissional com centenas de mudas, tem mesmo que pesquisar e muito. Vamos dizer que esse post é "fase 1"...
Valeu pelas dicas sobre a "fase 4".
Abraço

cris disse...

Bom dia amigo ... minha orkidea da especie catleya deu um botão mais morreu antes de abrir sabe o que acontece com ela ....fiquei numa tristeza.. meu imail e ana_crisudi@hotmail.com me ajuda !

Anônimo disse...

eu tambem gosto de orquideas mas elas nao florecem voce sabe como fazer ela florece

Anônimo disse...

Q blog marvilhoso,
captei algumas dicas para cuidar as minhas,orquidias.

De bem com a natureza. disse...

olá...
Eu adotei caule de coqueiros( aqueles que por algum motivo morrem).Nas terras da familia seguidamente encontramos algum caído.Faço vasos e planto as orquídeas.

Anônimo disse...

Minhas orquideas dão flores de cor desbotada e de tamanho menor do que quando ganhei. O que eu faço, para ter flores mais coloridas e maiores?

Anônimo disse...

Olá Carlos, boa tarde!

No última dia 16/10 ganhei uma orquídea de presente de aniversário, como sempre criei cactos, estou tendo uma certa dificuldade para cuidar adequadamente da Julieta (sim, é o nome da orquídea, rs). Ela veio em um vaso plástico e em volta do seu caule e ramos veio uma espécie de arame (não sei se é para o caule ereto), hoje pela manhã percebi que em algumas flores há uma ou duas pétalas murchas.
Gostaria de saber se devo mudá-la logo de vaso, se posso tirar esse arame (e como devo fazê-lo), e o que faço em relação às flores.
Outra coisa, no momento estou residindo no PI e aqui o clima é muito muito quente, nesse caso como eu eu deveria regá-la?
Desde já, agradeço.
Um forte abraço!

Anônimo disse...

O mesmo broto que deu a flor vai florir novamente na próxima floração?

Anônimo disse...

legal as dicas comecei meu nteresse por orquideas a pouco tempo e acei elas miti lindas

Salomão disse...

Respostas:
Não mude a orquídea durante a floração, espere até as flores caírem e ai pode mudar.

O mesmo broto que deu a flor vai florir novamente na próxima floração?
Depende do tipo de orquídea. De qualquer forma, não há necessidade de cortar o broto, a menos que ele seque.

Salomão disse...

Minhas orquideas dão flores de cor desbotada e de tamanho menor do que quando ganhei. O que eu faço, para ter flores mais coloridas e maiores?

R: Talvez seja adubação. Mas é difícil mesmo reproduzir as flores de orquídeas criadas em estufa, onde tudo é controlado (insolação, temperatura, humidade e adubação).

Anônimo disse...

Ai parabens não pela orquídeas mas pela sacada do desagradável habito de trabalhar, faltam dois anos pra mim me libertar mas ta demorando....

Anônimo disse...

Acho lindas, mas todas que compro morrem logo depois que as flores caem,o talo seca e logo em seguidas as folhas...

eambaptista disse...

Oi, tenho um vaso de plastico com uma orquídea, já faz uns 3 anos que ganhei de uma vizinha , seus galhos estão enormes e cheios de folhas grandes de verdes porem nunca floriu , em compensação vive saindo varias mudas quanto mais as retiros mais saiem. Gostaria de saber o que faço pra conseguir faze-lá florir.Obrigada.

Anônimo disse...

Eu estou fazendo um trabalho de ciencias, no meu trabalho vc tem que trocar de planta cm o seu amg, eu troquei cm a minha amg ela me deu uma orquidea e eu uma violeta para ela a gente tem que cuidar da planta do amg durante um mês. Espero que eu vá bem nesse trabalho cm as sua dicas. Muito boa as suas dicas

Salomão disse...

Obrigado.

Anônimo disse...

Boa tarde. gosto muito de orquídeas mas não sei cuidar. estou com uma está até durando, está com as folhas verdes mas percebi que a raiz está seca.
replantei mas não sei se vai sobreviver.todas que ganho acabam morrendo. o que fazer, precisa regar depois do replantio? me ajudem por favor; obrigada Lúcia. email: lucia6.jesus@gmail.com



Anônimo disse...

Oi gostaria de saber se a orquidea que cortei o broto onde deu as flores irão florir novamente? ou o que devo fazer? faz dois anos que elas não floresceram mais mas estão cheias de folhas novas.

Taci disse...

Oi minhas orquideas nao floresceram mais depois que cortei o broto onde deu as flores, porem mudei de vaso e elas estao com bastante folhas novas, mas ja faz 2 anos e nada de flor ainda. o que devo fazer?

Rose Bernardo disse...

Phalaenopsis é epífita e não terrestre como você mencionou! No mais curti e achei legal!
Um abraço,

Anônimo disse...

Oi...Pode barrufar as folhas com essa água?

Alessandro Costa disse...

Primeiramente parabéns pelo site. Eu tenho uma dúvida que não consegui sanar em minhas pesquisas pela web. Adquiri uma orquídea Phalaenopsis e resolvi cultiva-lá em meu apartamento após a floração. Acontecer que após 6 meses ela deu sinal de nova floração. Existe uma pequena haste crescendo próximo à base da planta. Minha preocupação que a haste já encontrou na folha e parece que vai penetrar pela mesma... Eu devo cortar a folha para liberar a haste que cresce ou devo deixar a natureza fazer o seu trabalho? Desde já obrigado

Unknown disse...

Sou apaixonada por orquídeas, mas elas me odeiam rsrsrs
Mato todas, afogadas eu acho, não sei o q fazer Socorro.

pedro disse...

Muito Bom o Artigo Parabéns Bem Explicado.

Sônia Ventaja disse...

Parabéns pelas dicas, tenho várias espécies. Um abraço