sexta-feira, 7 de setembro de 2007

vasos úmidos e orquídeas.





Eis uma solução simples que bolei para manter alguma umidade no solo das orquídeas, e ao mesmo tempo ter certeza que não há problema de excesso de água.

Ambos os vasos foram colocados sobre um bloco de Concreto Celular (dá para cortar o bloco do tamanho certo com uma serra de madeira comum), e o bloco de concreto celular fica dentro do prato. Isso me proteje de três coisas:

- Excesso de água que a faxineira ou o Jardineiro insistem em colocar.

- Chuvas excessivas.

- Lesmas, tatuzinhos, caramujos e lagartas, que não conseguem vencer a água do prato.
E ainda

- Diminui a necessidade de regas, pois a água do prato é absorvida por capilaridade para o bloco e do bloco para a parede do vaso cerâmico. A umidade do ar também aumenta, e isso é ótimo para as plantas.

Dois cuidados que esse método exige:

- A probabilidade de fungos aumenta, então é legal borrifar a planta eventualmente (uma vez a cada 20 dias) com cobre. Atenção a doenças como a Podridão Negra.
- Use borra de café nos pratos, isso evitará dengue e outros pernilongos.


6 comentários:

Anônimo disse...

ola o meu nome e joana e ofereci ao meu papa cm mt amor e carinho uma orquidea de interior q nao sei dizer vos qual e mas de qq modo ela esta num vaso com terra expecifica para ele num vaso transparente cm um furo para sair a agua.....sera o mais indicado?cm esta temperatura devo pola na casa de banho onde tenho humidade e uma temperatura constante?se alguem me poder ilucidar agradecia e a primeira q tenho...... :)....obrigada

Salomão disse...

Joana,

O seu vaso provavelmente é de plástico... a orquídeia pode ficar nesse vaso (ainda mais porque vc não deve saber fazer o replante), mas tome cuidado, pois esse tipo de vaso retém muita humidade, e as orquídeas respiram pelas raízes, que assim não devem ficar sempre húmidas.

Quanto a onde deixá-la, precisaria saber qual a temperatura onde vc está, e qual a humidade do ar... vc é de portugal, do Brasil, do Sul, do Norte... e sua orquídea? Sabe alguma coisa dela? Pode descrever?
Abs.

Anônimo disse...

Oi Carlos,
Boa noite,
Tenho algumas 1 orquidea Cynbidium que ganhei em junho/2010, ela estava linda e florida, coloco água 1 vez na semana (meio copo), como moro em prédio em São Paulo , ela fica na minha varanda que não pega muito sol , as vezes somente na parte da manhã e fina de tarde um sol fraquinho. Colo fertilizante a cada 15 dias borifando que comprei preparado no gardem do tatuapé. Estou cuidando certo ? Essa especie so floresce 1 vez no ano ? Tem alguma espécie de orquidea que floresce mais de 1 vez ao ano ?
Obrigada.

Anônimo disse...

Carlos,
Sou a Silvia de São Paulo, novamente. Tenho mais uma dúvida.
Já li em vários sites que as orquideas precisam ser divididas. Como assim ? Como faço isso e como saber o momento certo para isso ? Pode me ensinar a dividir minahs orquideas ? As espécies que tenho é 1 Cymbidium, 1 Dedrobium e 5 Phalaenopsis. Agradeço a ajuda desde já.

Salomão disse...

Oi Silvia,

Você pode dividir as orquídeas quando elas ficam muito grandes para os vasos, ou pode simplesmente reenvasá-las em um vaso maior. As Cymbidium são fáceis de dividir, basta separar alguns bulbos, (quebrando a planta ao meio) mas elas sentem o processo e podem ficar sem florescer por anos. O processo tem que ser feito com instrumentos esterilizados (por exemplo uma faca). Dedrobium é melhor propagar por keikos. E as 5 Phalaenopsis, deixa na delas, só se elas lançarem uma muda (ou seja, outro par de folhas pequenas abaixo das planta maior).


Quanto a seu primeiro post: A cymbidium floresce até duas vezes por ano, mas é raro mais do que isso. A maioria das plantas floresce apenas uma ou duas vezes por ano mesmo...

Anônimo disse...

Carlos , obrigada pelas explicaçoes, foram utéis.
Só mais uma dúvida: Devo colocar agua quantas vezes na semana nas especies que tenho ? e qual quantidade ? O Fertilizante é somente de 15 em 15 dias mesmo ?