sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Coelogyne cristata

Uma com flores a venda: no CEASA.





A minha, custando a florir. Trata-se de uma flor de florestas tropicais de monções, e portanto que precisa tanto de clima quente quanto frio. Típica de altitudes acima de 1300m, vai aceitavelmente em São Paulo. Após florir, você deve regar a planta abundantemente, simulando as monções, por um período de 4 meses. Então vá diminuindo as regas até praticamente acabar com elas no inverno. Nesse período a planta precisa de frio, e sol, o que é complicado de se obter num país tropical. Uma solução é coloca-lá em um local onde apanhe todo o sol apartir das duas e meia da tarde no inverno, com bastante vento, e protegida das chuvas que deram para aparecer em São Paulo nessa época. Você pode também apelar e colocar um cubo de gelo no vaso a noite.
São plantas que precisam de muita ventilação nas raízes, assim, vasos de barro furados com bastante argila expandida e algum substrato farão bem a planta. Cachepós de madeira também são ótima pedida.
Cuidado ao replantá-las, essas plantas sofrem e recusam-se a florir por anos após um replante. Escolha assim vasos grandes. (a minha está no vaso errado e agora não sei o que fazer).

8 comentários:

Orquideasdaminhacasa.com disse...

Adorei essa eu não tenho! Gostei tambem do enrraizador...MUUUUIto bom.

Orquideasdaminhacasa.com disse...

Adorei a Coelogyne cristata aqui no sul não tem! Amei o mais novo "Enrraizador" .Sai raiz até em pensamento,pior,florece ou estimula o florescimento também!Brigadão!

Lu Blois disse...

Quanto a mudança de vaso, eu vi um vídeo bastante interessante que talvez funcione para voce. Quebre o vaso atual com leves pancadas com o auxílio de um martelo, replante sua ceologyne em vaso maior sem remover os cacos do anterior. Boa sorte!

Luciana Blois disse...

Sobre o enraizador , estou usando 10 gotas de Beneroc JR em 1 litro de água e pulverizando todos os dias logo pela manhã as plantas com menos viço... conclusão ...após 1 mês muitas raizes e brotos novos e vigorosos!

Bete Araújo disse...

Acabei de comprar a primeira "Coelogyne". Foi paixão na primeira olhada! Passei na VII Feira de Orquídeas aqui em Aldeia (Camaragibe-PE)e me encantei com a floração e os bulbos diferentes!

rejane disse...

comecei a usar o enraizador benerva, mas gostaria de saber tenho que regar a orquidea quantas vezer na semana com esta mistura, adorei os comentarios

rejane disse...

quantas vezes por semana eu tenho que usar o enraizador

Unknown disse...

A minha depois de anos florindo lindamente agora começou a "aprodrecer" alguns bulbos.Ficam marrons e moles. O que devo fazer? Estou com meo de perdê-la?