terça-feira, 16 de setembro de 2008

Mancha Marrom ou Bacteriana

Mancha Bacteriana dos Phalaenopsis

Essa é a doença mais importante dos Phalaenopsis, chegando a liquidar coleções inteiras, em poucos meses. É causado pela bactéria Pseudomonas cattleyae, e seus sintomas no início são de manchas pardas circulares nas folhas, com aspecto aquoso, que crescem rapidamente, até atingir o centro da planta. Uma vez atingido o centro da planta, a mesma está condenada, e morre dentre de alguns meses. Algumas plantas chegam a florir nesse período, talvez numa tentativa desesperada de se reproduzir e garantir a continuidade da espécie. O controle envolve desde fatores de cultivo, tais como ventilação, temperatura ambiente adequada, manutenção das folhas secas, principalmente à noite, até o controle químico, com produtos especializados (Physan, Captan, Truban). Para coleções pequenas, um método relativamente eficaz de controle é cortar as partes atacadas da folha, com gilete nova, polvilhando-se o corte com canela em pó. Pode-se também ferir a área atacada com um objeto pontiagudo, e polvilhar igualmente com canela em pó.
Fonte: Jorge Almeida (no orkut).

4 comentários:

Anônimo disse...

muito obrigada..Resolveu o meu problema

Carla garcez disse...

Bom dia! As minhas orquideas estão deitando um líquido viscoso. O que posso fazer?

Unknown disse...

Boa noite! Minha orquidea eata com uma mancha branca na folha, e no meio na folha nova, nao sei o q fazer sera q alguem pode me ajudar a salvar minha orquidea?

Cris Silva disse...

Boa noite! Minha orquidea eata com uma mancha branca na folha, e no meio na folha nova, nao sei o q fazer sera q alguem pode me ajudar a salvar minha orquidea?