quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Orquídea Phalaenopsis (e não phalenópolis)

Orquídea Phalaenopsis


A Phalaenopsis (o vendender pronuncia falenópisis) é uma orquídea fácil de encontrar em lojas e portanto, comum de se receber como presente. Normalmente você vai ganhar um híbrido.




A primeira dica sobre ela é: após a queda das flores, não corte a haste, a menos que esta fique seca. Novas flores brotarão na mesma haste em breve.




Além disso, ela gosta de vasos de barro, com argila expandida, sem terra, mas pode usar um pouco de pó de xaxim, ou casca de pinheiro. Ao regar, prefira molhar apenas as raízes. (ou seja evite molhar as folhas), e nunca enterre as raízes. É possível fixá-la em árvores.


NA foto vemos uma Phalaenopsis amabilis.


Essa plante é bem sensível ao sol, assim, nada de sol direto, mas garanta a luminosidade. Em outras palavras, ela vai bem se o vaso ficar embaixo de uma árvore como uma jaboticabeira.



É uma planta que gosta de umidade do ar alta. Mas não afogue a orquídea. Pode adubar uma vez por mês, com NPK 10-10-10.


Abaixo uma Phalaenopsis Mariae.

Orquídea Phalaenopsis Marie

13 comentários:

MAR disse...

rapaz é muito linda essa espécie estou apaixonada!!

MAR disse...

gostária de ver ..sou do r.j faz exposição!!

Anônimo disse...

Sou apaixonada pelas orquideas em especial as phalaenopsis. Sua beleza é irresistível...

Anônimo disse...

Adoro essa orquidias,ja matei 3 vasos por ecesso de adubo, mais de vagar vou aprendendo a cuidar.

Faber disse...

Maravilhosas! Poderia expor algumas aqui para comunidade de J.P.

Faber disse...

Tenho duas mudas de orquídias, a poucas semanas elas tiveram pequenos botões como se fossem florir. Do nada, apareceram murchas e escuras antes mesmo de acabar o desenvolvimento,e morreram...
Fiquei muito triste e coloquei em local mais ventilado com luz de 11h da manhã às 15 hras, será que estou agindo bem?

Salomão disse...

Acredito que sim Faber...
Abs,

Anônimo disse...

como tirar mudas delas

Anônimo disse...

Meu nome é Carolina Almeida, moro eu Salvador-Ba e no inicio do ano passado resolvi comprar uma mudinha de orquídea Phalaenopsis. No ultimo mês começou a crescer o primeiro talo de flor dela. Hoje pela manhã vi que o mesmo estava quebrado. Foi uma tristeza enorme para mim. Gostaria de saber se há algo que eu possa fazer para recuperar o talo.

Desde já agradeço a atenção.

cida disse...

oi carolina almeida ja aconteceu com minha orquidea e passei uma fita adessiva e ela continuou crescendo boa sorte cida

Marcia F Fernandes disse...

Poxa, acabei de cortar a haste da minha Phalaenopsis. As flores caíram e no papel que veio com ela dizia para cortar entre 3 a 5 com da base qndo isso acontecesse....e aqui no blog a primeira dica q vc deu foi justamente não cortar....o que faço agora, Carlos? Ela não vai florescer mais? Me ajuda!!!

Marcia F Fernandes disse...

As flores caíram e acabei de cortar a haste da minha Phalaenopsis seguindo recomendação da etiqueta que veio acompanhando-a qndo a comprei. E li aqui no blog q não se deve cortar...ai ai o q faço agora? Ela não vai florir mais? Me ajudem!

Anônimo disse...

MArcia pode crescer a aste que vc cortou e dar flores ou nascer nova aste, só vai demorar um pouco mais a frorir do q se vc deixasse a aste.